terça-feira, 5 de março de 2013

Impressoras 3D - O Negócio do Futuro

 Há muito tempo o computador era item de "nobreza", porém com a constante industrialização o item se tornou antes do "alto clero" para algo mais popular. O mesmo vem acontecendo com um item que ainda não caiu muito na boca do povo, as impressoras 3D. Mas como assim ? Eu vou precisar de óculos para visualizar minhas impressões ? Pera lá ! Não é isso. As impressoras 3D tem como objetivo fazer um objeto em 3 Dimensões de modo a não ser mais um papel, mas sim algo modelável.
 As impressoras 3D utilizam material, logicamente, eles são quase sempre plástico, para um uso mais "caseiro", porém outros metais podem ser usados em sua lista de produção. 


As impressoras 3D assim como os computadores, já foram bastante grandes, porém, hoje ela é bastante compacta, relativamente. Seu tamanho, para trabalhos mais humildes, é em média o de um microondas grande. O mesmo acontece com seu preço, que já foi bastante absurdo, porém hoje é possível encontrar algumas na faixa de U$ 400,00 ,o que hoje, com uma cotação de 1,97 o dólar, sairia em torno de R$ 788,00.
 Mas porque este aparelho é tão revolucionário ? Rapaz, esta impressora imprime objetos, isto quer dizer que se você quiser imprimir uma arma, você consegue (não me entendam mal, não quero matar ninguém). Em todo caso, se você tem aquele fogão velho pra caralho que já não existe mais peça e você acaba quebrando um puxador, ao invés de trocar todo o fogão comprando outro, você pode imprimir um botão novo, fácil assim.
 As impressoras 3D estão agora em uma fase de "auto suficiência" por assim dizer, pois se a montadora de sua impressora monta um modelo novo, ou até uma peça a mais, você pode imprimi-la e monta-la.
 Hoje há várias comunidades acessíveis que possuem bastante dados sobre modelos para impressão, de pessoas que fizeram, e compartilharam. O que é bastante importante para pessoas que ainda nunca tiveram contato algum com modelagem 3D artificial. Estes forums estão bastante presentes  para ajudar os mais novatos, logo que esta é uma categoria em grande expansão, pelo menos no continente norte-americano. Pesquisas feitas com estes fins, apontam possuir um banco com 36 mil modelos 3D prontos para a impressão, sendo que muitos destes modelos são "Home-Mades".
 Uma das principais dificuldades dos "Printers" americanos são a montagem das suas impressoras, pois ela não vem montada, você a compra por kits e então monta você mesmo, a não ser os modelos mais caros, em torno de U$ 3.300,00 (R$ 5.610,00), que já vem de fábrica montados, prontos para uso.



Este projeto de rifle foi produzido por uma impressora 3D e como pode ver funciona perfeitamente.

Há também boas idéias sobre o uso dessas impressoras. Imagine que você é um astronauta e por questões óbvias encontra-se em uma nave quase tão pequena quanto você, não houve espaço para trazer quaisquer materiais de mineração por exemplo, mas você acabou de ver algo que pode ser a descoberta do século, oque você faz ? Tira com a mão ? Chuta até que por alguma bruxaria a rocha solte o elemento ? Não, alias, claro que não ! Você vai até sua nave novamente e produz uma picareta na sua versátil impressora. Neste processo sua picareta quebra pois é bastante fraca, então você escolhe um modelo que possui densidade e engenharia tão altos que a faz quase que 10 mil vezes mais potentes que o aço, e então seu Nobel está garantido.

Veja agora o que uma Matrix 3D pode fazer:


Agora pense como seria fácil fazer a mais complexa maquete para apresentar um novo prédio, condomínio ou até para seu trabalho escolar.
 Em estudos mais avançados pode se utilizar até mesmo a quarta dimensão, Veja o video:


Você pode pensar que elas não são precisas, mas ao olhar o vídeo a seguir vai entender como é feito um molde de nave espacial de poucos micrômetros em 50 segundos:




Temos também ótimos aplicações para ela na área da medicina, ainda não foi desenvolvido, porém há uma universidade que pretende usar a impressão 3D para produzir células-tronco. Claro que ainda será muito experimental, mesmo quando produzirem de fato, porém será bem menos polêmico do que retirar estas células de embriões.

Para finalizar podemos concluir que este é um grande conceito tecnológico, que antes ficava somente no ideal, tanto por seu preço quanto por seu tamanho, porém ambos foram reduzidos, ou ampliados para melhor atender à demanda que cada vez mais vem crescendo em torno desta tecnologia. Em breve veremos personagens famosos sendo criados à partir de conceituais em 3D feitos à partir da própria desenvolvedora em forma de Figure art ou até Figma. Esta categoria em grande ascensão somente tende à crescer mais, abrindo sempre novos horizontes, e se não for possível abrir um horizonte como uma dessa, então imprima um ! 

Meanwhile in Nerd Viking:

counter free

  ©Nerd Viking - Todos os direitos reservados. Template edited by Split-Soul

Template by Dicas Blogger | Topo